Resumo do primeiro capitulo
do livro: A preparação do ator de Stanislavski.
Capitulo: “A
primeira prova”
O primeiro capitulo, trata-se de experiências vividas pelos estudantes (que iniciava um trabalho), diretor e assistente de direção, dando ênfase em Kóstia, que relatara suas aulas e sensações que sentirá em estar no palco e fora dele. O diretor a fim de se familiarizar com os estudantes pede para que eles interpretassem trechos de peças que quisessem escolher. Os estudantes decidiram em apresentar Otelo de Shakespeare. Aconteceria uma avaliação de qualidade dramática.
Kóstia passa por um desafio de apresentar Otelo juntamente com seu amigo Paulo. Ao ensaiar em casa, sua imaginação poderosa o faz sentir um legitimo guerreiro. ...“Descobri, de repente, uma grande espátula de marfim. Metia-a na cintura, feito um punhal. Minha toalha de banho felpuda serviu de branco albornoz. Com os meus lençóis e cobertores fiz uma espécie de camisa e de túnica.” Pág. 28. Algo que é muito importante para o ator é o poder criativo para imaginar, tornar um objeto qualquer em uma fantasia maravilhosa. Além de toda a imaginação fluida, houve uma série de exercícios para o estudo do personagem, trabalho de aproximadamente cinco horas, que o fazia confiante. O poder criativo e o estudo do personagem são imensamente importantes.
No dia seguinte Kóstia chega atrasado ao teatro, onde seus colegas o esperavam. O assistente de direção irritado faz um pequeno discurso sobre a importância de ser pontual, que é fundamental para qualquer ator, ter disciplina. ...”Quando interfiro no meu próprio trabalho, isto é comigo, mas que direito tenho eu de atrasar uma equipe inteira? O ator como soldado deve submeter-se a uma disciplina férrea”. Pág. 29. Esse trecho do livro traz como ensino para qualquer profissional a importância de trabalhar em grupo sem prejudicar as pessoas, independente de ser ator ou não. Por conta do atraso de uma pessoa, não houve ensaio. “O primeiro ensaio é um acontecimento na vida do artista, que dele deve guardar a melhor impressão possível.” Pág. 29.
Para Kóstia o ambiente exterior era de extrema importância, pois só poderia recapturar inspiração se houvesse recordação de seu quarto onde ensaiava. Um aspecto negativo que atrapalha a atuação, que deve ser evitado para que não ocorram desastres e constrangimentos durante o ensaio ou na apresentação. É preciso adaptar-se não em só lugar para que não haja a falta de concentração na atuação. “... Eu tinha vontade de procurar as minhas falas no livro, ou então me contentar com as aproximações. Para o meu espanto as palavras não me auxiliavam.” Pág. 30. Sentia-se liberto para o poder criativo em seu quarto, porém, se se familiarizou intensamente com o ambiente que influenciou muito para lhe tirar a atenção no ensaio. “... Não só as palavras, mas os pensamentos do poeta me eram estranhos. Até mesmo a ação, como foi delineada, tendia a tolher-me aquela liberdade que sentira em meu quarto.” Pág.30.
Em todas as atuações sempre fazia a mesma coisa, até chegar ao ponto de se auto perguntar, se sua imaginação havia secado ou se não tinha material de reserva. Em um determinado momento saiu do lugar onde sempre ficara ensaiando, a partir dai surge uma nova experiência. A familiaridade com o lugar e a repetição não permitiam que surgisse algo novo, possibilidades de fazer melhor. É importante expor a parte onde Kóstia diz-se descobrir pequenas modificações que transformaram seu estado de alma. “... Descobri um segredo: não permanecer muito tempo no mesmo ponto, repetindo sempre o que já se tornou por demais familiar.” Pág. 31. Experienciar diferentes possibilidades, pode elevar o poder criativo.
Chegado o dia da prova de atuação, Kóstia sentiu-se desgastado de esforços infrutíferos e inaturais. O natural faz com que atuação se torne intensamente verdadeira a ponto de surpreender o público. No momento em que a raiva de imediato dominou Kòstia ele falou um verso onde sentirá todo ultraje à alma de um homem confiante, trouxe lembranças de interpretações antigas feita a Otelo e despertou-lhe a emoção. Isto é uma prova de que o natural e as lembranças podem trazer a verdade e a emoção. Neste livro tem muito conteúdo que deve ser tirado com aprendizagem para o ator. Mostrando acontecimentos que nos dias atuais acontece, embora o livro tenha sido escrito há muitos anos atrás.
Kóstia passa por um desafio de apresentar Otelo juntamente com seu amigo Paulo. Ao ensaiar em casa, sua imaginação poderosa o faz sentir um legitimo guerreiro. ...“Descobri, de repente, uma grande espátula de marfim. Metia-a na cintura, feito um punhal. Minha toalha de banho felpuda serviu de branco albornoz. Com os meus lençóis e cobertores fiz uma espécie de camisa e de túnica.” Pág. 28. Algo que é muito importante para o ator é o poder criativo para imaginar, tornar um objeto qualquer em uma fantasia maravilhosa. Além de toda a imaginação fluida, houve uma série de exercícios para o estudo do personagem, trabalho de aproximadamente cinco horas, que o fazia confiante. O poder criativo e o estudo do personagem são imensamente importantes.
No dia seguinte Kóstia chega atrasado ao teatro, onde seus colegas o esperavam. O assistente de direção irritado faz um pequeno discurso sobre a importância de ser pontual, que é fundamental para qualquer ator, ter disciplina. ...”Quando interfiro no meu próprio trabalho, isto é comigo, mas que direito tenho eu de atrasar uma equipe inteira? O ator como soldado deve submeter-se a uma disciplina férrea”. Pág. 29. Esse trecho do livro traz como ensino para qualquer profissional a importância de trabalhar em grupo sem prejudicar as pessoas, independente de ser ator ou não. Por conta do atraso de uma pessoa, não houve ensaio. “O primeiro ensaio é um acontecimento na vida do artista, que dele deve guardar a melhor impressão possível.” Pág. 29.
Para Kóstia o ambiente exterior era de extrema importância, pois só poderia recapturar inspiração se houvesse recordação de seu quarto onde ensaiava. Um aspecto negativo que atrapalha a atuação, que deve ser evitado para que não ocorram desastres e constrangimentos durante o ensaio ou na apresentação. É preciso adaptar-se não em só lugar para que não haja a falta de concentração na atuação. “... Eu tinha vontade de procurar as minhas falas no livro, ou então me contentar com as aproximações. Para o meu espanto as palavras não me auxiliavam.” Pág. 30. Sentia-se liberto para o poder criativo em seu quarto, porém, se se familiarizou intensamente com o ambiente que influenciou muito para lhe tirar a atenção no ensaio. “... Não só as palavras, mas os pensamentos do poeta me eram estranhos. Até mesmo a ação, como foi delineada, tendia a tolher-me aquela liberdade que sentira em meu quarto.” Pág.30.
Em todas as atuações sempre fazia a mesma coisa, até chegar ao ponto de se auto perguntar, se sua imaginação havia secado ou se não tinha material de reserva. Em um determinado momento saiu do lugar onde sempre ficara ensaiando, a partir dai surge uma nova experiência. A familiaridade com o lugar e a repetição não permitiam que surgisse algo novo, possibilidades de fazer melhor. É importante expor a parte onde Kóstia diz-se descobrir pequenas modificações que transformaram seu estado de alma. “... Descobri um segredo: não permanecer muito tempo no mesmo ponto, repetindo sempre o que já se tornou por demais familiar.” Pág. 31. Experienciar diferentes possibilidades, pode elevar o poder criativo.
Chegado o dia da prova de atuação, Kóstia sentiu-se desgastado de esforços infrutíferos e inaturais. O natural faz com que atuação se torne intensamente verdadeira a ponto de surpreender o público. No momento em que a raiva de imediato dominou Kòstia ele falou um verso onde sentirá todo ultraje à alma de um homem confiante, trouxe lembranças de interpretações antigas feita a Otelo e despertou-lhe a emoção. Isto é uma prova de que o natural e as lembranças podem trazer a verdade e a emoção. Neste livro tem muito conteúdo que deve ser tirado com aprendizagem para o ator. Mostrando acontecimentos que nos dias atuais acontece, embora o livro tenha sido escrito há muitos anos atrás.
Licencianda
em Teatro no Instituto Federal do Ceará.
Email:marlynha96@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário